A moda alternativa é um estilo que pode ser realmente muito diversificado e que não tem nada a ver com o código de vestimenta formal, já que o seu conceito serve para definir modos de vestir que têm muito mais a ver com o estilo de vida ou com o modo de se expressar do que simplesmente colocar roupas para acompanhar as últimas tendências, como contextualiza o blog Dicas Sobre Moda.
• Moda alternativa, estilos:
Podemos dizer que tudo o que é moda roqueira, moda punk, emo ou grunge pode ser incluído no conceito de moda alternativa e que, apesar de estar relacionada com referências sociais e com a música especialmente, também está próxima do que cada um acredita ser o seu próprio “look” e “estilo” a partir de uma base comum.
Por outro lado, temos que considerar como forma alternativa, aquela que se cria a partir de uma ideia ou de um design mais centrado em arte do que na roupa. Moda alternativa serão todos os tipos de criações com as quais se podem cobrir o corpo e expressar uma ideia, embora não tenha sido criado para você usar na rua.
O gosto pessoal também está muito presente em cada um dos estilos que veremos abaixo e que são considerados como moda alternativa. Não apenas temos que seguir uma série de tendências e conceitos para vestir de modo alternativo, mas inclusive podemos dizer que terá ainda mais valor se possuir um toque que seja próprio, autêntico e único.
• Moda Grunge:

É um estilo que faz apologia da “não moda” então, quando eles se tornaram populares e muitas empresas começaram a criar desenhos a partir de sua influência, muitos dos jovens que seguiam o movimento grunge não aprovaram o fato de se converter em um negócio.
Usar jeans desgastado, uma camisa de flanela e tênis apenas custa dinheiro, de modo que ao longo dos anos, parece que essa “febre” por fazer de moda algo que não é, tem passado embora o estilo permaneça.
A verdade é que os meninos e meninas que seguem o movimento grunge não estão perfeitamente de acordo que tenha se tornado algo que possa ser relacionado com uma tendência de moda, já que o seu estilo encontra-se na simplicidade e não nos preceitos que tenham a ver com usar algo que está na moda, talvez por isso seja um estilo que entre todos da moda alternativa seja o mais pessoal e minoritário.
• Moda punk:

Também não podemos esquecer-nos da importância do penteado, que é muitas vezes caracterizado pelas cristas e a maquiagem também é algo radical.
Por outro lado, esse estilo é muito mais do que uma tendência. Podemos dizer que é um estilo de vida, uma maneira de entender a sociedade e de fazer apologia de ter um espírito livre que se rebela contra as regras estabelecidas, talvez por isso sua moda seja tão chamativa aos olhos dos mais conservadores.
• Moda Emo:

No entanto a moda emo é uma moda simples, onde se usa jeans skinny, tênis esportivos (de marcas como Vans ou Converse) e as camisetas diversas e com as imagens de suas bandas favoritas como seus maiores expoentes.
Também não podemos esquecer o penteado, que é certamente o que mais distingue os Emos, e a maquiagem que geralmente se concentra em ressaltar os olhos com sombras de cor escura.
Quanto ao cabelo, podemos dizer que se caracteriza principalmente por possuir uma franja destacada e por se pentear para o lado. É também usado muitas vezes de cor preta ou em cores muito chamativas como fúcsia, as últimas tendências marcam também os penteados que usam mechas.
• Moda Gótica:

Jaquetas ou casacos e calças de couro pretas, camisas ou vestidos também de cor preta e as botas altas e militares são definitivamente as principais roupas que definem esta moda e que também se caracteriza pelo uso de uma maquiagem também bastante extrema.
Além disso, a moda gótica se distingue também pelo uso de sapatos, no caso das mulheres e também dos homens, de botas e sapatos com plataforma.
• Moda alternativa como expressão de arte:
Por último, temos que falar da moda alternativa que se entende com a moda que se realiza a partir da arte e que nem sempre tem que estar representada por roupas ou vestuário.
Deste modo, podemos encontrar os artistas que criam os seus vestidos ou trajes a partir da utilização de todos os tipos de materiais, alguns deles inclusive reciclados.
Por outro lado, a moda alternativa também tem a ver com as criações de empresas que nada tem a ver com as convencionais e em cada design parece romper com tudo, tanto em formas como em cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário